Video game Game & Watch - Universo de Tecnologia

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Game & Watch


Game & Watch Ball , o primeiro título da série

Desenvolvedor: Nintendo R & D1
Fabricante: Nintendo
Tipo: Série de jogos eletrônicos portáteis
Geração: Segunda geração
Data de lançamento: 28 de abril de 1980
Vida útil: 1980-1991
Interrompido: 14 de outubro de 1991
Unidades vendidas: 43,4 milhões de unidades
CPU: Família Sharp SM5xx
Exibição: Visor de cristal líquido
     A marca Game & Watch ( japonesa : ゲ ー ム & Gchimu & Uotchi ; chamada Tricotronic na Alemanha Ocidental e na Áustria , abreviada como G&W ) é uma série de jogos eletrônicos portáteis produzidos pela Nintendo de 1980 a 1991 . Criado pelo designer de jogos Gunpei Yokoi , cada Game & Watch apresenta um único jogo para ser jogado em uma tela de LCD , além de um relógio, um alarme ou ambos.
     Foi o primeiro produto de videogame da Nintendo a obter grande sucesso.
     As unidades são baseadas em uma CPU de 4 bits da família Sharp SM5xx, que inclui uma pequena área de ROM e RAM e um circuito de driver de tela LCD, embora antes da emulação no MAME houvesse um equívoco em que todas as unidades usadas um ASIC personalizado em vez de um microcontrolador adequado.
     A série vendeu um conjunto de 43,4 milhões de unidades em todo o mundo.
     Diz-se que em 1979, Gunpei Yokoi , viajando em um Shinkansen , viu um empresário entediado brincando com uma calculadora de LCD pressionando os botões. Yokoi então pensou em uma idéia para um relógio que também funcionava como uma máquina de jogos em miniatura por matar o tempo.
     Essas unidades usam baterias "célula-botão" LR4x / SR4x , o mesmo tipo usado na maioria dos ponteiros laser ou calculadoras portáteis.
     Diferentes modelos foram fabricados, com alguns tendo duas telas e um design de concha de molusco (a série Multi Screen). Mais tarde, o Game Boy Advance SP , o Nintendo DS e o Nintendo 3DS reutilizaram esse design.
     Os títulos disponíveis na forma Game & Watch variam de Mickey Mouse a Balloon Fight , incluindo itens básicos da Nintendo, como Donkey Kong , The Legend of Zelda e Mario Bros.
O design moderno do D-pad "cross" foi desenvolvido em 1982 pela Yokoi para o jogo portátil Donkey Kong . O design provou ser popular para os títulos Game & Watch subsequentes. Esse projeto em particular foi patenteado e mais tarde ganhou um prêmio Emmy de Tecnologia e Engenharia.
Jogo A e Jogo B

    A maioria dos títulos possui um botão 'JOGO A' e 'JOGO B'. O jogo B é geralmente uma versão mais rápida e difícil do jogo A, embora exista exceções, incluindo:

  • No Squish, o Jogo B é radicalmente diferente do Jogo A - o jogador deve tocar em alienígenas para eliminá-los, em vez de evitar paredes em movimento.

  • No Flagman, o Jogo B é um modo em que o jogador precisa pressionar o botão direito dentro de um certo período de tempo, sem memorizar padrões.

  • Em Juiz, Boxe, Donkey Kong 3 e Donkey Kong Hockey, o Jogo B é uma versão para dois jogadores do Jogo A.

  • Em Climber, Balloon Fight, e Super Mario Bros, não há botão para o jogo B.
Séries

  • Prata (1980)

  • Ouro (1981)

  • Ecrã panorâmico (1981–1982)

  • Multi-telas (1982-1989)

  • Nova tela widescreen (1982–1991)

  • Mesa (1983)

  • Panorama (1983-1984)

  • Super Color (1984)

  • Micro vs. Sistema (1984)

  • Tela de cristal (1986)

     Havia 59 jogos Game & Watch diferentes produzidos para venda e um que estava disponível apenas como prêmio de concurso, perfazendo 60 no total. O prêmio foi entregue aos vencedores do torneio F-1 Grand Prix da Nintendo, uma versão em amarelo do Super Mario Bros. que veio em uma caixa de plástico modelada após o personagem Disk-kun que a Nintendo costumava anunciar seu Famicom Disk System.. Como apenas 10.000 unidades foram produzidas e nunca estavam disponíveis para venda no varejo, a versão amarela é considerada rara.
     Mario the Juggler , lançado em 1991, foi o último jogo criado na série Game & Watch.
     Headache, lançado em 1981, é a versão britânica do Helmet , desprovida das conotações vulgares da palavra na Europa. Este título é difícil de encontrar devido ao isolamento da região e foi lançado sob CGL (Reino Unido). Dor de cabeça pode ser o jogo mais raro da Game & Watch.
     Judge, lançado em 1980, apresenta dois esquemas de cores diferentes; roxo e verde.
Lançamento

     Os jogos Game & Watch foram renovados entre 1995 e 2002 com a série Game & Watch Gallery , cinco coleções Game & Watch lançadas para Game Boy , Game Boy Color e Game Boy Advance . Eles apresentam as portas originais, bem como novas versões modernizadas, estrelando o elenco da série Mario.
     A partir de 1998, vários distribuidores de terceiros foram licenciados para relançar versões menores em LCD de dez jogos Game & Watch separados que juntos compõem a série Nintendo Mini Classics.
     Em 2001, a Nintendo lançou o Manhole-e fornecido com seus sistemas Nintendo e-Reader. Embora toda uma linha de cartões Game & Watch e-Reader tenha sido planejada, eles nunca foram lançados.
     Entre julho de 2006 e março de 2010, a Nintendo produziu dois cartuchos Game & Watch Collection para o Nintendo DS, que serão lançados exclusivamente para os membros do Club Nintendo. O primeiro cartucho apresentou três jogos da série Game & Watch Multi Screen: Oil Panic, Donkey Kong e Green House. A segunda compilação, Game & Watch Collection 2, continha Parachute, Octopus e um novo jogo de tela dupla com Parachute na tela superior e Octopus na parte inferior. Ambos os cartuchos estão agora disponíveis ao público em geral.
     Entre julho de 2009 e abril de 2010, a Nintendo lançou nove portas Game & Watch separadas para o DSiWare, incluindo remakes de Ball (chamado Game & Watch: Ball ), Flagman (chamado Game & Watch: Flagman ), Manhole (chamado Game & Watch: Manhole), e Mario's Cement Factory (chamado Game & Watch: Mario's Cement Factory ), entre outros.
     Em março de 2010, Takara Tomy lançou os chaveiros com o estilo Game & Watch oficialmente licenciado, com base nas edições da série Wide Screen de Octopus , Parachute e Chef . Na verdade, eles não rodam os jogos, apenas exibem uma tela de demonstração. Embora o jogo não possa ser jogado, a velocidade na qual a demo é executada pode ser ajustada. As baterias são recarregadas com painéis solares na unidade.
     Ball foi relançado exclusivamente via Club Nintendo para comemorar o 30º aniversário da Game & Watch, com o logotipo do Club Nintendo na parte de trás. Ao contrário do lançamento original, esta versão inclui uma opção de mudo. Para membros do Clube Japonês da Nintendo, após um anúncio em novembro de 2009, ele foi enviado em abril de 2010 para membros Platinum. Para membros do North American Club Nintendo, estava disponível para 1200 moedas a partir de fevereiro de 2011. Para membros do European Club Nintendo, estava disponível para 7500 estrelas a partir de novembro de 2011.
     A Game & Watch tornou os consoles portáteis de videogame muito populares. Muitas empresas de brinquedos seguiram os passos da Game & Watch , como a Tiger Electronics e seus jogos temáticos de Guerra nas Estrelas.
     As unidades Game & Watch da Nintendo foram substituídas pelo Game Boy original. Cada Game & Watch conseguiu jogar apenas um jogo , devido ao uso de uma tela LCD segmentada pré-impressa com uma sobreposição. A velocidade e a capacidade de resposta dos jogos também foram limitadas pelo tempo que o LCD levou para mudar de estado. Os controles do Nintendo Entertainment System (NES) eram baseados nos controles do Game & Watch, e a versão Game & Watch Multi Screen se tornou o modelo no qual o Nintendo DS se baseava.
     A Nintendo Game & Watch foi emitida sob diferentes marcas comerciais em diferentes países, resultando em embalagens diferentes. Estes tornaram-se raros e também são colecionáveis.
     A série Game & Watch Gallery recria os jogos Game & Watch na forma de videogame, com modos que imitam as telas de LCD e modos que modernizam os gráficos e incluem personagens Mario. Os jogos Game & Watch também foram lançados pelo DSiWare.
     O Nintendo Land para o Wii U possui um mini-jogo chamado Octopus Dance , baseado no jogo Game & Watch Octopus.
     A Game & Wario para o Wii U faz referência intensa à linha Game & Watch, incluindo a capacidade de jogar uma versão virtual da Game & Watch do Pyoro / Bird & Beans.
Mr. Game & Watch

     O Mr. Game & Watch é uma amálgama genérica de silhuetas de bonecos pretos, de boca aberta e nariz grande dos desenhos animados dos jogos Game & Watch. O nome Mr. Game & Watch apareceu pela primeira vez em Super Smash Bros Melee. O personagem foi criado como uma homenagem à série Game & Watch, e seu conjunto de movimentos consiste em elementos de muitos títulos diferentes; por exemplo, seu ataque padrão é o repelente de insetos da Greenhouse, e seu ataque especial neutro usa a frigideira do Chef para lançar comida em seus oponentes. O símbolo da série Game & Watch é o personagem que toca uma campainha enquanto usa um capacete, representando o recurso de alarme que muitos títulos contêm.
     Nos próprios jogos Game & Watch, os personagens jogáveis ​​variam em aparência, pois geralmente exibem olhos, dentes e roupas, dos quais falta o Sr. Game & Watch. No entanto, na série Super Smash Bros, seus troféus listam sua primeira aparição como "Game & Watch, 1980"; isso faz dele o personagem mais antigo da série até a data de lançamento do jogo, com Pac-Man sendo o único outro a ser introduzido em 1980. Super Smash Bros. Ultimate também altera sua aparência quando ele executa certos ataques para combinar com a aparência dos personagens. o jogo da origem do ataque.
     Após sua estréia, o Sr. Game & Watch reapareceu nos títulos subseqüentes de Super Smash Bros, bem como na Game & Watch Gallery 4, onde ele é o gerente da área de "jogos clássicos" ao lado de Mario. Ele também faz uma aparição em Donkey Kong Country Returns no nível 7-1, como trabalhador em uma fábrica de neblina. Ele também aparece durante certas etapas do Rhythm Heaven Fever.
     Game & Watch nunca é ouvido falando na série Super Smash Bros. Em vez disso, ele emite ruídos semelhantes aos ouvidos durante os jogos Game & Watch, embora ele tenha balões de fala na Game & Watch Gallery 4. Seus outros traços distintos incluem ser fino como o papel devido a ter apenas duas dimensões (embora ele seja realmente um modelo 3D achatado para esse efeito) e, portanto, não possuir profundidade, o que se traduz em ser um personagem leve da série Super Smash Bros, bem como animações limitadas / irregulares. Essas características aludem às limitações gráficas dos jogos Game & Watch.
     Em Super Smash Bros. Brawl , o modo de história do jogo, The Subspace Emissary, sugere que Game & Watch é feito de uma substância primordial que pode assumir várias formas. O Sr. Game & Watch foi colhido por esse motivo para criar o Exército Subspace. Como reivindicado pelo Smash Bros. DOJO !!, o site oficial do Super Smash Bros. Brawl, Mr. Game & Watch, permitiu que isso acontecesse porque ele não tem nenhum conceito de bem e mal.
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